PF desarticula cartel das licitações de saneamento

Publicado por: admin
27/11/2017 18:02:46
Exibições: 366
Divulgação
Divulgação

A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta segunda-feira (27) a Operação Vinil, que investiga empresas do ramo de conexões de PVC e poliproleno. A suspeita da PF é de que o grupo atuou em licitações de obras públicas de saneamento e infraestrutura de pelo menos 14 estados.

 

Cartel agia em pelo menos 14 estados

 

As investigações, segundo a PF, começaram em junho de 2017, depois de o Ministério Público Federal (MPF) encaminhar um acordo de leniência entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o CADE, e quatro empresas de conexões que tinham condutas anticompetitivas. As empresas agiram desta forma entre 2004 e 2015.

 

Ainda de acordo com os investigadores, os relatórios do CADE apresentam indícios de uma trama entre as empresas para forjar uma competição nas licitações, como a fixação de preços e condições comerciais, abstenção de licitações e acordos para divisão de clientes.

 

Os responsáveis responderão pelo crime de abuso de poder econômico. Ao todo, 65 policiais federais e 20 servidores do CADE cumpriram 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Criminal de São Paulo. Os mandados foram cumpridos na capital e em Santa Bárbara D’Oeste, no interior paulista.

Reportagem, Raphael Costa

Agencia RadioMais

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários