Presidente do TPI reafirma que Putin enfrentará Justiça por Crimes na Ucrânia

Publicado por: admin
20/03/2024 15:57:00
Exibições: 158
Divulgação/Redes Sociais/Captura de Tela
Divulgação/Redes Sociais/Captura de Tela

Juíza Tomoko Akane emite mandado de prisão contra o ditador russo, destacando a determinação do tribunal em garantir a responsabilização.

 

A presidente do Tribunal Penal Internacional, Tomoko Akane, reforça que o ditador russo Vladimir Putin não permanecerá impune pelos crimes perpetrados pelas tropas russas na Ucrânia. Em suas declarações, Akane, responsável pela emissão do mandado de prisão de Putin, cita o ditado "A vingança do céu é lenta, mas segura", enfatizando a inevitabilidade de que ele enfrentará as consequências de suas ações.

 

"Enquanto houver evidências e necessidade, devemos emitir o mandado de prisão, independentemente das circunstâncias ou do contexto político", destaca a juíza Akane, ressaltando o compromisso do tribunal com a justiça e o Estado de Direito.

 

Apesar da emissão dos mandados de prisão, Akane reconhece os desafios enfrentados, já que até o momento não foi possível efetuar a prisão de nenhum membro da liderança russa.

 

O mandado de prisão de Putin foi emitido em março de 2023 pelo Tribunal Penal Internacional, também em nome de Maria Lvova-Belova, comissária do presidente russo para os direitos da criança. Akane, que liderou o tribunal em março de 2024, foi a primeira representante do Japão a ocupar essa posição.

 

Vale notar que na Rússia, Tomoko Akane é alvo de busca por ter emitido o mandado de prisão contra Putin, evidenciando as tensões decorrentes desse processo judicial internacional.

Compartilhar

Comentários