90.000 soldados e armas da OTAN simulam uma guerra com a Rússia

Publicado por: admin
21/01/2024 15:29:45
Exibições: 181
Os exercícios envolvem a simulação do envio de tropas da OTAN para a Europa/Imagem: Fontes abertas
Os exercícios envolvem a simulação do envio de tropas da OTAN para a Europa/Imagem: Fontes abertas

A OTAN envolverá mais de 50 navios, 80 caças e helicópteros, bem como pelo menos 1.100 veículos de combate

 

A NATO está a lançar o seu maior exercício desde a Guerra Fria, ensaiando como as forças dos EUA podem reforçar os aliados europeus nos países que fazem fronteira com a Rússia e no flanco oriental da aliança no caso de um conflito com a Rússia. O anúncio foi feito  pelo Comandante-em-Chefe da Aliança, Chris Cavoli, citado pela agência Reuters.

Segundo Cavoli, cerca de 90 mil militares participarão dos exercícios Steadfast Defender 2024, que vão até maio.

Nos exercícios participarão tropas de países da NATO e da Suécia, que envolvem a simulação de transferência de pessoal para a Europa, bem como treino no terreno.

“O exercício Steadfast Defender 2024 demonstrará a capacidade da OTAN de enviar rapidamente forças da América do Norte e de outras partes da Aliança para fortalecer a defesa da Europa”, disse ele.

 

Cavoli afirma que participarão do treinamento:

mais de 50 navios, de porta-aviões a destróieres;

mais de 80 caças, helicópteros e drones;

pelo menos 1.100 veículos de combate (133 tanques e 533 veículos de combate de infantaria).

 

O chefe da aliança disse que os exercícios irão praticar a implementação dos planos regionais da OTAN, os primeiros planos de defesa que a aliança desenvolveu em décadas que detalham como responderia a um potencial ataque russo.

De acordo com Cavoli, durante a segunda parte dos exercícios Steadfast Defender, será dada especial atenção ao envio de forças de reacção rápida da OTAN para a Polónia, no flanco oriental da Aliança.

Outros locais principais para os exercícios, segundo o chefe da Aliança, serão os Estados Bálticos, considerados os mais vulneráveis ​​a um potencial ataque russo, a Alemanha - centro de chegada de reforços - e os países da periferia do Aliança, como a Noruega e a Roménia.

 

Segundo a NATO, os últimos exercícios desta envergadura foram o Reforger – durante a Guerra Fria em 1988 com a participação de 125 mil participantes – e o Trident Juncture em 2018 com a participação de 50 mil participantes.

Lembramos que a publicação Bild, citando um documento secreto da Bundeswehr (Forças Armadas Alemãs), informou que as Forças Armadas Alemãs estão  preparando-se para um ataque híbrido russo ao flanco oriental da NATO em Fevereiro deste ano. 

 

No primeiro semestre de 2024, a OTAN realizará o exercício Steadfast Defender 24 para praticar a defesa do seu flanco oriental. A Grã- Bretanha enviará 20 mil militares para servir em toda a Europa como parte de exercícios de grande escala da NATO.

 

Recentemente, soube-se que o material do tablóide alemão Bild que a OTAN está  preparando para a guerra com a Rússia se baseia num documento que é um cenário de treino .

Com informações GLAVCOM

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários