Decisão autoriza associação a cultivar e manipular Cannabis para fins medicinais

Publicado por: admin
22/02/2018 12:01:34
Exibições: 273
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

O Via Legal traz uma reportagem para mostrar como uma iniciativa trouxe alívio para centenas de famílias que estavam se endividando para pagar tratamento médico aos filhos. Crianças que tinham mais de 100 convulsões por dia e precisavam tomar um medicamento importado, caro, feito à base de maconha: o Canabidiol. Agora, em vez de gastar mais de mil reais por mês, eles poderão usar o óleo feito no Brasil e pagar 10 vezes menos. A Justiça Federal, na Paraíba, confirmou uma liminar e autorizou uma associação a cultivar e manipular a Cannabis para fins medicinais, em João Pessoa. O repórter Alessandro Vieira foi até lá e mostra o efeito dessa decisão na vida das famílias que têm recebido a medicação.

 

Cerca de 60 milhões de brasileiros terminaram o ano de 2017 com alguma conta em atraso e com nome sujo no comércio, de acordo com o instituto SPC Brasil. Isso representa quase 40% da população. Mas o duro é estar com todas as contas pagas e ser incluído injustamente nesta lista de inadimplentes. Isso aconteceu com uma mulher, na Bahia. O CPF dela foi cadastrado pela Receita Federal como de outra pessoa, com o mesmo nome e sobrenome dela. E o pior, a homônima fez várias compras e não pagou. A Justiça entendeu que, neste caso, a responsabilidade foi da União que liberou a utilização do número de registro dela para outra pessoa.

 

O Via Legal mostra, ainda, que pelo menos 10 milhões de brasileiros são surdos. A quantidade é o equivalente à soma de toda a população de Brasília e do Rio de Janeiro. E toda essa gente, quando vai ao cinema, por exemplo, acompanha o filme pelas legendas. Isso quando a obra cinematográfica é estrangeira, porque filme nacional não tem esse recurso nos cinemas. Agora, o BNDES vai ter que colocar legendas em língua portuguesa em toda a produção nacional patrocinada pelo banco. A determinação é da Justiça Federal em São Paulo. A reportagem é de Letícia Lagoa.

 

O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. Confira o Vídeo

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários