Rússia acusa Eslováquia de violação ao fornecer MiG-29 à Ucrânia

Publicado por: admin
24/03/2023 17:41:01
Exibições: 35
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

O fornecimento de caças MiG-29 pela Eslováquia para a Ucrânia é um "passo hostil" em relação à Rússia e uma violação das obrigações internacionais, afirma o Serviço Federal Russo de Cooperação Técnico-Militar (FSVTS) .

 

Conforme indicado no departamento, o acordo celebrado entre a Eslováquia e a Rússia em 1997 proíbe qualquer das partes sem o consentimento da outra parte "de transferir para terceiros países armas e equipamentos militares obtidos ou adquiridos como resultado da cooperação técnico-militar bilateral". "

 

"Consideramos essas ações da Eslováquia como um ato hostil contra a Federação Russa com o objetivo de destruir as relações bilaterais", disse o serviço russo.

 

As autoridades eslovacas não comentaram as acusações de quebra de contrato.

 

A Eslováquia se tornou o primeiro país a transferir caças para a Ucrânia: as autoridades do país anunciaram a entrega das quatro primeiras aeronaves em 23 de março. Num futuro próximo, Bratislava entregará mais nove aviões a Kiev. Em vez dos caças transferidos, a Eslováquia receberá 12 helicópteros AH-1Z Viper dos Estados Unidos.

 

A maioria dos MiG-29 ainda na Eslováquia foram fornecidos pela União Soviética para a Tchecoslováquia no final de 1980. Durante a dissolução da Tchecoslováquia, a República Tcheca e a Eslováquia compartilharam essas aeronaves igualmente. Posteriormente, a Eslováquia recebeu várias outras aeronaves da Rússia em 1994-1996. Ainda não foi informado quais aeronaves foram entregues à Ucrânia.

 

Com informações da RadioSvoboda

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários