Fracasso da Rússia na Ucrânia pode afetar planos da China sobre Taiwan

Publicado por: admin
17/12/2022 20:35:31
Exibições: 103
Getty Images
Getty Images

O diretor da Agência Central de Inteligência, William Burns, acredita que o ataque russo à Ucrânia, e principalmente o fracasso de seu plano original, causou preocupação ao líder chinês Xi Jinping.

 

A informação é da "Voice of America"

“Acho que nenhum líder estrangeiro prestou mais atenção a esta guerra e ao fraco histórico militar da Rússia do que Xi Jinping quando está pensando em suas próprias ambições em Taiwan e em outros lugares”, disse Burns à PBS.

 

Como disse Burns, "foi interessante observar a reação da liderança chinesa à guerra na Ucrânia", porque algumas semanas antes da invasão da Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin e o presidente chinês Xi Jinping se encontraram nas Olimpíadas de Inverno em Pequim e declarou "amizade sem limites".

 

Mas os limites dessa parceria ficaram aparentes em poucas semanas - Pequim não fornece armas à Rússia para uso na guerra na Ucrânia, disse Burns.

 

"Parece que esta parceria realmente tem alguns limites, pelo menos em termos da relutância do presidente Xi em dar a Putin a assistência militar que ele solicitou durante a guerra na Ucrânia", disse Burns.

 

Mas acrescentou que "não subestimaria nem por um momento o compromisso das lideranças chinesa e russa com esta parceria".

 

Recorde-se que o Presidente dos EUA, Joe Biden, e o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, durante a discussão da guerra da Rússia contra a Ucrânia , concordaram na inadmissibilidade do uso de armas nucleares .

 

Refira-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu , está convicto de que o governo chinês se prepara para encontrar um novo “pretexto para praticar o seu futuro ataque” à ilha .

 

Com informações do Planeta ZAP

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários