Na Ucrânia o Supremo Tribunal Anticorrupção funciona

Publicado por: Miken
01/05/2022 20:44:31
Exibições: 123

US $ 6 milhões de propina é repassado para o exército ucraniano

 

O Supremo Tribunal Anticorrupção suspendeu a apreensão de fundos em processos criminais por tentar subornar a liderança de órgãos anticorrupção em US $ 6 milhões e os transferiu para o exército.

 

Fonte : Gabinete Nacional Anticorrupção , Procuradoria Especializada Anticorrupção, Centro de Imprensa do Comando  SSO

 

Detalhes : Afirma-se que a decisão foi iniciada por detetives da NABU e promotores publicos da SAP.

Em 19 de abril, o Supremo Tribunal Anticorrupção ordenou a apreensão desses fundos.

 

É relatado que o valor era de $ 5,95 milhões. 

Os Estados Unidos (mais de UAH 170 milhões à taxa de câmbio NBU) já foi transferido para as necessidades das capacidades de defesa do estado.

 

O Comando das Forças de Operações Especiais informa que esses fundos já estão oficialmente nas contas das unidades militares do SSO da Ucrânia e serão gastos dentro da legislação vigente nas necessidades mais urgentes necessárias para a execução das tarefas atribuídas.

 

Ativistas anticorrupção lembram que este é o maior suborno da história da Ucrânia. Em junho de 2020, a NABU e a SAP expuseram três pessoas, uma das quais era um funcionário atual do Serviço de Impostos do Estado em Kiev, por tentar subornar a liderança de órgãos anticorrupção - eles foram oferecidos para encerrar processos criminais por suspeita de um ex- alto funcionário. Mykola Zlochevsky).

 

O "serviço" foi estimado em 5 milhões de dólares. EUA, mais US$ 1 milhão. O funcionário norte-americano da Polícia de Trânsito do Estado tomou-se "de cima". Todas essas pessoas, bem como o iniciador do suborno, foram levados à justiça. A investigação foi concluída e os casos sob suas acusações estão sendo ouvidos pelo WACS.

 

Histórico :

  • Em 12 de junho de 2020, os detetives da NABU  documentaram  o fato de que o ex-funcionário de alto escalão do governo anterior deu um benefício ilegal à liderança da NABU e ao chefe da SAP Nazar Kholodnytsky no valor de US $ 6 milhões.

 

  • Subornos foram oferecidos para encerrar o caso contra o proprietário da Burisma Holdings, Ministro da Ecologia Mykola Zlochevsky (5 milhões foram fornecidos diretamente para o encerramento do caso e 1 milhão de dólares para "serviços de consultoria" ao mediador). Três pessoas foram detidas neste caso.

 

  • De acordo com o diretor da NABU, Artem Sytnyk, os atacantes exigiram que o processo contra Zlochevsky fosse encerrado até 14 de junho, dia de seu nascimento.

 

  • A empresa de energia Burisma Group, presidida por Zlochevsky,  disse que nem a empresa nem seu proprietário estavam envolvidos na tentativa de subornar as autoridades anticorrupção da Ucrânia. 

 

  • Em junho de 2021, Olena Mazurova, participante do caso de um suborno multimilionário à liderança anticorrupção, chegou a um acordo com a investigação. Outros réus no caso incluem Mykola Ilyashenko  , o primeiro vice-chefe do Departamento Principal do Serviço Tributário do Estado em Kiev  , e Andriy Kicha , ex-diretor de assuntos jurídicos da Burisma  .

Por Pravda

Compartilhar

Comentários