Como funciona o órgão anticorrupção da Ucrânia, ninguém acima da Lei

Publicado por: Miken
18/04/2022 06:00:00
Exibições: 121
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Como foram 7 anos de um profissional ucraniano linha dura no combate ao crime (padrão Protógenes, ex-juíz Moro, Deltan etc.) e o que esperar a seguir na Ucrânia?

 

Em 16 de abril de 2022, expirou o mandato de Artem Sytnyk como Diretor do Departamento Nacional Anticorrupção. 

 

Em 2015, de 186 candidatos, ele venceu a competição e chefiou o primeiro órgão anticorrupção da Ucrânia. Desde então, ouvimos sobre revelações de alto nível nos casos  de Nikitas , Nasirov , Tatarov , Chaus , Yurchenko , OASK ou a fórmula Rotterdam entre outros . 

 

Esses casos foram investigados por detetives da NABU com promotores da SAP. Os ucranianos congelaram em antecipação à inviolabilidade dos réus para se tornarem réus e prisioneiros. E agora, as condenações já foram aprovadas para 68 pessoas. Também houve desculpas , por exemplo, ao ex-ministro da Infraestrutura Omelyan ou ao ex-deputado Solvar. 

 

Os detetives da NABU ignoram seu status ou nome e detêm quaisquer funcionários corruptos em potencial. Assim, em 2020, eles expuseram Oleksandr Yurchenko , deputado do partido Servo do Povo, por suborno , e dentro de um ano entregaram a acusação ao WACS. No total, no final de 2021, 670 pessoas receberam o estatuto de arguidos. 

 

NABU prova que não existem intocáveis. Funcionários, juízes, advogados são punidos com justiça por seus crimes. Entre eles está Yuriy Hrymchak , ex-Vice-Ministro para os Territórios Ocupados Temporariamente   . No dia anterior à guerra, o WACS o condenou em primeira instância a 10 anos de prisão com confisco total de propriedade por US $ 1,1 milhão em subornos. 

 

Nos últimos 7 anos, as relações entre NABU e SAP foram diferentes. Isso, para dizer o mínimo. Houve escândalos no aquário , escutas telefônicas e, claro, trabalho em equipe eficaz. Juntos, detetives e promotores anticorrupção expuseram muitos esquemas de corrupção, incluindo UAH 689 milhões  em danos à comunidade de Odesa. Eles também concluíram investigações pré-julgamento em vários casos de corrupção de alto nível:

 

A) Sobre a apreensão de UAH 1,6 bilhões de Ukrgazvydobuvannya, que incluiu o ex-deputado do Povo Oleksandr Onyschenko e ex-chefe do Serviço Fiscal do Estado Roman Nasirov. Foi um dos maiores casos de detetives da NABU, no qual realizaram mais de 400 interrogatórios de testemunhas e 130 buscas;


B) Sobre a apreensão de 6,5 milhões de euros da empresa estatal "Energoatom", que incluía 8 réus, incluindo o ex-deputado do povo Mykola Martynenko. Durante esta investigação, os detetives do Bureau realizaram mais de 200 interrogatórios de testemunhas, exames investigativos de documentos e documentos e receberam mais de 50 solicitações de assistência jurídica internacional;


C) Em $ 8,2 milhões em perdas para a empresa estatal Ukrkosmos. Os detetives examinaram 110 volumes do caso, interrogaram 59 testemunhas e conduziram 28 análises investigativas. 

 

Em 2021, a Repartição foi transformada de um órgão de aplicação da lei em um órgão executivo central com status especial. Ou seja , a NABU passou da vertical do presidente para o governo devido à atualização da lei  . Antes disso, o Tribunal Constitucional  declarou inconstitucional  a nomeação do diretor pelo Presidente da Ucrânia. A mudança de status não alterou a independência institucional da NABU e esta é uma vitória clara. 

 

A digitalização da investigação para a rápida troca de informações entre órgãos anticorrupção  continua sendo um desafio .

 

No ano passado , foi lançado o sistema de justiça criminal eCaseOs detetives da NABU já registraram o primeiro caso criminal nele. Mas o sistema completo ainda não está funcionando. 

 

Além disso, houve tentativas de alterar a lei para limitar as funções da NABU . As chamadas "emendas Lozovsky"  introduziram o monopólio da realização de exames em processos criminais e expandiram injustificadamente os poderes dos juízes de instrução para nomear os exames. Também em 2019, o Tribunal Constitucional da Ucrânia privou a NABU do direito de entrar com ações judiciais para anular acordos ilegais de empresas estatais e devolver fundos.

 

Não devemos ficar calados sobre a inclusão de Sytnyk no Registro Estadual Unificado de Corruptores. Alguns diziam que era justo, outros diziam que era uma tentativa de pressionar e destituir o diretor de uma NABU efetiva. Direi que trabalhar sob pressão constante é parte integrante desta posição. 

 

Durante 7 anos a NABU conseguiu criar uma base sólida para o trabalho e estabelecer os princípios da independência. É importante manter e multiplicar as práticas e abordagens estabelecidas. Até o final de 2022, a NABU tem um guia - a Estratégia de Desenvolvimento do Bureau  , mas não pode substituir o chefe. 

 

Até que um novo Diretor do Bureau seja eleito, suas funções serão desempenhadas pelo Primeiro Vice-Diretor, Gizo Uglava. Ele terá todos os mesmos poderes, mas não terá as garantias de independência que a lei confere ao Diretor. 

 

A competição para o cargo de Diretor começou antes da guerra. O governo até conseguiu aprovar a composição da comissão, embora o tenha feito com algumas inconsistências, mas os membros da comissão devem iniciar o processo de seleção dos candidatos. A guerra não parou NABU. Pelo contrário, o pessoal do Bureau está ativamente envolvido na investigação de crimes relacionados a ativos russos. Portanto, a guerra não deve ser motivo para atrasar a competição. 

 

É extremamente importante realizar uma competição e escolher um líder profissional e honesto. Na minha opinião, sua principal função é preservar e desenvolver a Mesa em tempos de crise. Pessoal, processos, instituição. Depois da guerra, haverá muito trabalho, e agora é o suficiente.

 

Andriy Borovik, Diretor Executivo da Transparência Internacional Ucrânia

Originalmente Publicado por Pravda

Editado por Mike Nelson

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários