Nov
18

15º Seminário Sobre a Criminalidade e o Sistema Penal Brasileiro

Publicado por: admin
18/11/2021 09:00:00 -
Cortesia Pexels
Cortesia Pexels

Mais do que nunca, os cidadãos que pagam uma alta carga tributária se encontram trancados dentro de suas residências cercados por grades, cadeados e alarmes sob o domínio da preocupação e do medo, enquanto criminosos de alta periculosidade, incluindo os do colarinho branco, vivem á solta sob a sorte muitas vezes da morosidade e inércia das autoridades e de um sistema que foi criado para não funcionar.

 

Há quantos anos ouvimos as mesmas promessas de projetos e programas revolucionários de segurança pública que iriam melhorar e resolver a criminalidade?.

 

Chegamos ao fundo do poço, pois após anos de explícitos avisos os criminosos vêm diversificando as suas práticas criminosas, chegando ao ponto de furtar e roubar quilômetros de cabos e também portões de entrada e garagem de prédios em que quase sempre agem sem serem incomodados.

 

Não é mais possível tolerar e aceitar promessas de melhorias na “SENSAÇÃO DE SEGURANÇA”, por parte das autoridades, em que o correto deveria ser a “CERTEZA DE SEGURANÇA”.

 

A insegurança e o medo cada vez mais vêm se expandindo pelo país e colecionando vítimas e destruindo famílias que se tornaram apenas números em estatísticas sem a certeza de resolução dos seus casos e posteriormente caindo no esquecimento.

 

No sistema penitenciário os problemas também são muitos, infelizmente muitos acham que com encarceramento os problemas são resolvidos. Não são, com um índice de 87% de reincidência, corrupção, grande poder de mando e atuação de poderosas facções criminosas, condições insalubres que oferecem grandes risco de contaminação por doenças como tuberculose, Aids, covid entre diversas outras.

 

E ainda não paramos por aqui, os números há anos não mentem, no Brasil 70% dos casos de homicídios não são resolvidos definitivamente, mesmo diante da disponibilidade de avançadas ferramentas tecnológicas, ainda o problema persiste. Os Institutos Médicos Legais sofrem constantemente com a falta de material e deterioração das suas estruturas e falta de pessoal.

 

Esta 15ª edição do Seminário Sobre a Criminalidade e o Sistema Penal Brasileiro, organizado Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia – IBDC e contando com o apoio direto da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal -RJ e do Sindicato Nacional dos Delegados de Polícia Federal -RJ, que será realizado no dia 18 de novembro, no horário das 9h ás 18h, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal - Avenida Alves, 1/3º andar - Centro – RJ.

 

Sabemos e temos plena ciência que lutamos uma luta injusta e desigual que muitas vezes retira a esperança de mudanças realmente concretas na área da segurança e política. Mas o que vemos e seguem por gerações as promessas repetitivas que nada mais são que um museu de aparentes novidades.

 

Esperamos contar com o apoio de todos, pois afinal, a preservação de vidas e a certeza de segurança seja uma prioridade de todos. Contamos com a divulgação e a presença de todos em mais essa importante edição deste seminário em que mais uma vez estamos fazendo a nossa parte.

 

As inscrições gratuitas serão realizadas exclusivamente através do link:

https://www.sympla.com.br/15-seminario-sobre-a-criminalidade-e-o-sistema-penal-brasileiro__1384811 (copie e cole no navegador).

Imagens do evento

Documentos do evento

Tags:

Compartilhar

Eventos relacionados

Comentários