Guerra comercial EUA e China é uma medida de intimidação | TVFORENSE.com Televisão para Dispositivos Móveis

Guerra comercial EUA e China é uma medida de intimidação do governo americano  Desde ontem, segunda-feira, dia 24 de setembro, entra em vigor a taxa de 10% que irá incidir sobre cerca de 200 bilhões de dólares de exportações chinesas para os Estados Un...

artigo, reportagem, documentário, vídeo, notas, colunista, opinião, critica, jornalismo, vídeos

Guerra comercial EUA e China é uma medida de intimidação

Publicado por: admin
25/09/2018 09:03:43
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay
Guerra comercial EUA e China é uma medida de intimidação do governo americano
 
Desde ontem, segunda-feira, dia 24 de setembro, entra em vigor a taxa de 10% que irá incidir sobre cerca de 200 bilhões de dólares de exportações chinesas para os Estados Unidos. A nova tributação americana foi anunciada pelo presidente Donald Trump e já atinge metade do volume de mercadoria do país asiático. No dia 1º de janeiro do ano que vem, essa alíquota passará para 25%.


Segundo a professora de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Glória Moraes, a guerra comercial que está sendo articulada pelo Trump é uma medida de intimidação que teve início após a redefinição da política externa do país.


"Nesse documento assinado em dezembro de 2017, ele considerou inimigos do interesse da nação americana, a China, a Rússia, entre outros. Esses dois países hoje estão na liderança do BRICS, bloco formado pelos emergentes e um projeto que questiona a liderança unipolar dos EUA", analisa.


De acordo com ela, a guerra comercial pode agravar esse quadro à medida em que a China decidir tomar medidas retaliatórias contra os Estados Unidos e colocar em risco outros países. "As novas tarifas colocam em risco os esforços diplomáticos que foram acertados anteriormente. Essa guerra comercial também gera uma incerteza para as empresas que atuam tanto na China como nos Estados Unidos, mas que pode respingar em outros países", afirma.
 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

A Carne é Fraca