Desembargador da Bahia é condecorado pela Marinha

Publicado por: admin
11/06/2018 15:13:21
Exibições: 378
TJBA/Nei Pinto
TJBA/Nei Pinto

DESEMBARGADOR BALTAZAR MIRANDA É CONDECORADO PELA MARINHA EM CELEBRAÇÃO DOS 153 ANOS DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO

 

SALVADOR 11/06 - ( Da Assessoria) - As comemorações do 153º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil, incluíram o Poder Judiciário com a entrega da maior Comenda da Ordem do Mérito Naval. O Presidente da República Federativa do Brasil, Grão-Mestre da Ordem do Mérito Naval, admitiu, no Grau de Comendador, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), Baltazar Miranda Saraiva, em reconhecimento aos serviços prestados à Marinha do Brasil.

 

O homenageado exibiu, com muito orgulho, o Diploma chancelado com o selo da Ordem, assinado pelo Almirante de Esquadra, Comandante da Marinha e Chanceler da Ordem do Mérito Naval, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e dividiu a condecoração com toda a Corte da Justiça da Bahia.

 

Do TJBA, estiveram presentes: o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Salomão Resedá; o Desembargador Jatahy Fonseca Junior, que representou o Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto; e os Desembargadores Lidivaldo Reaiche e Ligia Cunha Lima. Todos ficaram honrados com a homenagem ao Desembargador Baltazar Miranda Saraiva.

 

O Presidente do Tribunal Maçônico da Bahia, Samuel Vieira, prestigiou a homenagem ao Desembargador e ilustre Grão Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, Baltazar Miranda Saraiva.

 

A tradicional cerimônia militar foi realizada no sábado (9), às 10 h, no Forte de Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), com a leitura da mensagem presidencial alusiva à data e imposição de condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a personalidades e autoridades civis e militares, além de salva de tiros disparados por um navio da Marinha. Todas as Forças Armadas com seus respectivos representantes participaram da solenidade. Nas palavras do General do Exército Silva Alvim, as congratulações e o destaque para a união através da cultura, tradição e dos valores compartilhados.

 

Batalha Naval do Riachuelo – Considerada pelos historiadores como um momento decisivo na Guerra do Paraguai com a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, pela Argentina e pelo Uruguai, a Batalha Naval do Riachuelo ocorreu na manhã de 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do Rio Paraguai, próximo à cidade de Corrientes, na Argentina. A guerra do Paraguai, para controle dos rios da bacia do Prata, estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870.

 

A Esquadra Brasileira, liderada pelo Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, travou uma intensa luta contra as forças oponentes. A resistência brasileira foi de muito heroísmo e o Vice-Almirante Almir Garnier Santos, Comandante do Segundo Distrito Naval, fez questão de relembrar os detalhes da data memorável.

 

Eventos em comemoração à Batalha Naval do Riachuelo – Também na manhã de sábado (9), navios subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval realizaram um desfile naval no trecho da orla marítima entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra.

 

No dia 16 de junho, a 40ª edição da Regata Marcílio Dias, nome de um dos heróis que tombaram na Batalha Naval do Riachuelo reunirá veleiros nas categorias oceano e monotipo, com largadas na praia junto à Capitania dos Portos da Bahia, no Comércio, a partir das 12h.

 

No dia 17 de junho, a partir das 7h, a 36ª edição da tradicional Corrida Rústica Riachuelo finaliza as comemorações, com percursos de 5 e 10 km e corrida representativa de pelotões, com largada e chegada em frente ao Farol na Barra. A cerimônia de premiação, que acontece após a corrida, será abrilhantada pela Banda de Música do 2º Distrito Naval.

 

Fonte: TJBA

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários