O ator Alec Baldwin se envolveu em um trágico acidente no set

Publicado por: admin
23/10/2021 12:16:34
Exibições: 149
Mark Sagliocco / Getty Images para National Geographic
Mark Sagliocco / Getty Images para National Geographic

No que parece ser um acidente trágico, o ator Alec Baldwin matou um cinegrafista em 21 de outubro de 2021, enquanto disparava uma arma de apoio em um set no Novo México.

 

É muito cedo para especular o que deu errado durante as filmagens do filme de faroeste "Rust". Mas o incidente, no qual o diretor do filme também foi ferido, destaca um fato simples: as armas são comuns nos filmes de Hollywood .

 

Como estudiosos da comunicação de massa e comportamento de risco , estudamos a crescente prevalência de armas de fogo na tela e acreditamos que quanto mais armas houver nos filmes, maior será a probabilidade de ocorrer um tiroteio - tanto no mundo do "carretel" quanto no o mundo real.

 

A violência armada nos filmes de Hollywood aumentou dramaticamente ao longo do tempo, especialmente em filmes acessíveis a adolescentes. De fato, nossa pesquisa mostra que os atos de violência armada em filmes PG-13 quase triplicaram nos 30 anos entre 1985 (o ano após a introdução da classificação) e 2015. Tendências semelhantes foram observadas em dramas populares de TV, com o índice de arma de fogo violência retratada em dramas do horário nobre dobrando entre 2000 e 2018.

 

 

É claro que as representações da violência na indústria do entretenimento não são novidade. O uso de armas em filmes de Hollywood tem uma longa tradição, remontando aos filmes de gângster dos anos 1930 . As armas também apareceram pesadamente nos programas de TV ocidentais dos anos 1950 .

 

O aumento da representação de armas em filmes e programas de TV está provavelmente relacionado à percepção de que a violência atrai público e as armas são uma maneira fácil de dramatizar a violência. E aqui os cineastas têm um cúmplice disposto na indústria de armas .

 

Os meios de comunicação são avessos a permitir a publicidade de armas na TV ou em revistas de grande circulação. Mas as armas são amplamente exibidas nos filmes de maior bilheteria e em dramas populares da TV.

 

Sabemos que a indústria de armas paga empresas de produção para colocar seus produtos em seus filmes. Eles são recompensados ​​com aparições frequentes na tela, tanto que em 2010 a empresa de armas de fogo Glock ganhou um “ prêmio pelo conjunto de sua obra por colocação de produto ”, com uma citação de que Glocks apareceu em 22 filmes de bilheteria naquele ano.

 

A recompensa para as empresas de armas pode ser grande - a colocação de destaque em filmes de alto perfil pode resultar em um salto significativo nas vendas de modelos de armas.

 

Tornando as armas 'legais'

Mas o dano potencial causado por armas em Hollywood vai muito além do trágico acidente ocasional no set. Estudos mostram que simplesmente ver uma arma pode aumentar a agressão no espectador por meio do que é chamado de " efeito de armas ".

 

Filmes violentos e programas de TV, que geralmente contêm armas, também podem aumentar a agressividade e deixar os espectadores insensíveis à dor e ao sofrimento alheio, mostram vários estudos .

 

E as crianças podem ser especialmente vulneráveis ​​- o que torna ainda mais notável o fato de que a prevalência de armas em filmes para menores de 13 anos aumentou ao longo das décadas.

 

Os espectadores mais jovens geralmente identificam os personagens do filme como sendo “legais” e desejam imitar seu comportamento.

 

Isso foi visto com o fumo na tela: crianças que veem personagens de filmes fumando cigarros têm maior probabilidade de fumar sozinhas . Um efeito semelhante foi observado com crianças que viram personagens de filmes beberem álcool .

 

Em um estudo conduzido por um de nós, pares de crianças de 8 a 12 anos foram primeiro designados aleatoriamente para assistir a um clipe de filme classificado para menores contendo armas ou o mesmo clipe de filme com as armas editadas.

 

Eles foram então colocados em uma sala que continha vários brinquedos e jogos, enquanto eram observados por uma câmera escondida.

 

Um armário na sala continha uma pistola 9 mm real, mas desativada, que foi modificada com um contador digital para registrar o número de vezes que as crianças puxaram o gatilho.

 

A maioria das crianças (72%) abriu a gaveta e encontrou a arma. Mas as crianças que assistiram ao clipe de filme com armas seguraram a arma por mais tempo - em média 53,1 segundos em comparação com 11,1 segundos para aquelas que assistiram a um clipe sem armas. Eles também puxaram o gatilho mais vezes - 2,8 vezes em média, em comparação com 0,01 vezes para aqueles que assistiram ao clipe de filme sem armas.

 

Algumas crianças tiveram comportamentos muito perigosos com a arma real, como puxar o gatilho enquanto apontava a arma para si mesmas ou para seu parceiro. Um menino apontou a arma de verdade pela janela do laboratório para as pessoas na rua.

 

O tipo de violência armada apresentado nos filmes de Hollywood tende a destacar o  uso justificado dessas armas . Quando os personagens usam armas para se defender ou para a família, seu uso é visto como aceitável.

 

Isso tem o resultado de encorajar os telespectadores a pensar que usar armas para se proteger ou proteger os outros é virtuoso.

 

Refletindo ou exaltando a violência?

Os Estados Unidos são a sociedade mais fortemente armada do mundo. Embora consistindo em cerca de 4% da população mundial, os cidadãos dos EUA possuem quase metade das armas do mundo.

 

Ao exibir armas de forma tão intensa, existe o perigo de Hollywood não estar apenas refletindo a sociedade - está encorajando as vendas de armas de fogo.

 

Embora incidentes de atores e equipes de produção de filmes sendo feridos ou mortos por disparos acidentais sejam raros, a probabilidade de tiroteios fatais - acidentais ou não - no mundo real aumenta com cada venda dos tipos de armas apresentados por Hollywood.

 

Por:

  1. Professor de Comunicação e Cadeira Rinehart de Comunicação de Massa, The Ohio State University

  2. Diretor de Pesquisa, Annenberg Public Policy Center, University of Pennsylvania

Originalmente Publicado Por The Conversation

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários