Comarca de Montes Claros virtualizou todo o acervo físico de processos | TVFORENSE.com Mobile Television Network

1ª Vara Cível de Montes Claros virtualiza todo o seu acervo físicoPlanilha de controle foi adotada para otimizar a virtualização A 1ª Vara Cível da Comarca de Montes Claros concluiu a virtualização de processos físicos de seu acervo. De 31 de agosto de...

justiça, decisão, direito, sentença

Comarca de Montes Claros virtualizou todo o acervo físico de processos

Publicado por: editor
24/07/2021 17:14:44

1ª Vara Cível de Montes Claros virtualiza todo o seu acervo físico
Planilha de controle foi adotada para otimizar a virtualização



A 1ª Vara Cível da Comarca de Montes Claros concluiu a virtualização de processos físicos de seu acervo. De 31 de agosto de 2020 a 31 de maio de 2021, foram virtualizados 741 processos.

 

A juíza Cibele Maria Lopes disse que o resultado alcançado deve-se ao empenho de todos. “Toda a equipe entendeu por bem realizar os trabalhos de virtualização sem, contudo, paralisar o andamento dos processos eletrônicos, evitando, assim, prejuízo aos jurisdicionados e aos operadores do Direito, que tanto clamam por uma resposta rápida ao andamento processual.”

 

A virtualização e eliminação dos processos físicos, na opinião de toda a equipe, contribuiu muito para agilizar a tramitação processual e diminuir o risco de contágio pelo coronavírus. “Facilitou o acesso aos autos. Em tempos de pandemia, os trabalhos de virtualização contribuíram muito para a diminuição da presença de partes e procuradores no balcão de atendimento da Secretaria, o que proporcionou maior segurança aos servidores”, destacou a gerente da Secretaria, Rosiney Mendes Ferreira Gomes.

 

Planilhas

Em Montes Claros, a Direção do Foro adotou duas formas de controle de produtividade. Uma avalia o trabalho dos colaboradores. A outra, a partir de um grupo criado no WhatsApp, com participação dos gerentes e contadores judiciais, divulga internamente uma planilha diária com os números de virtualização e digitalização dos processos por dia.

 

O diretor do foro da comarca, juiz Evandro Cangussu, afirmou que, nesse grupo de mensagens, há também a troca de experiências e propostas de ajustes, quando necessário. Essas planilhas apresentam o total do acervo físico, quantos desses processos são virtualizados por dia e inseridos no Processo Judicial eletrônico (PJe).

 

O trabalho desenvolvido em Montes Claros integra o Projeto de Virtualização de Processos, que é uma das iniciativas do Programa Justiça Eficiente (Projef), da atual gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A iniciativa consiste na digitalização dos processos físicos no âmbito da Justiça de Primeira Instância, transformando-os em eletrônicos. Foi, também, uma forma de viabilizar a continuação da prestação jurisdicional remotamente, durante a pandemia.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários