UFSCAR: Online e gratuito curso sobre Saúde Coletiva e Periferias | TVFORENSE.com Mobile Television Network

Curso online e gratuito sobre Saúde Coletiva e Periferias recebe inscrições a partir de hoje. Atividade reúne movimentos sociais, educadores populares e mais de 20 universidades   Estão abertas, a partir desta sexta-feira, dia 26 de março, as inscriçõe...

educação, ead, cursos, treinamento, qualificação, online, gratuito

UFSCAR: Online e gratuito curso sobre Saúde Coletiva e Periferias

Publicado por: admin
26/03/2021 10:50:23
Courtesy Pixaby
Courtesy Pixaby

Curso online e gratuito sobre Saúde Coletiva e Periferias recebe inscrições a partir de hoje. Atividade reúne movimentos sociais, educadores populares e mais de 20 universidades

 

Estão abertas, a partir desta sexta-feira, dia 26 de março, as inscrições para o curso de extensão "Saúde Coletiva e Periferias", ofertado pela parceria entre o InformaSUS da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Emancipa. A ação reúne ainda movimentos sociais, educadores populares e mais de 20 universidades. A atividade terá encontros online e entrega de certificado da UFSCar. Interessados devem se inscrever pela Internet.


Inspirado nas experiências de educação popular remotas organizadas pela Universidade Emancipa em 2020, o curso propõe uma reflexão sobre a saúde coletiva no contexto da pandemia pelas lentes dos conflitos e lutas sociais que orientam a organização dos movimentos sociais e de pesquisadores em sua ação prática e na formação dos saberes sobre o passado e o presente da realidade brasileira e global.


O curso é gratuito e aberto a todos os interessados, especialmente a lideranças de movimentos sociais, pessoas de grupos sociais periféricos, pessoas interessadas nas temáticas abordadas no curso, estudantes dos ensinos Médio e Superior, pós-graduandos, docentes e técnicos.

 

Programação
Serão seis encontros online entre os dias 4 de maio e 8 de junho, transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube da Rede Emancipa, sempre às terças-feiras, às 19 horas. Todos os inscritos serão organizados em "turmas" por aplicativo de mensagem para ampliar a participação e o diálogo.


O primeiro encontro abordará o tema "Lutas urbanas e periféricas pela saúde", com a participação de Dais Rocha, da Universidade de Brasília (UnB); Sara Marques, do Coletivo Caranguejo; e Wendreo Souza, da Rede Emancipa São Paulo. No dia 11/5, a temática será "Lutas dos povos originários, campo, águas e floresta pela saúde", com a apresentação de Raquel Rigotto, da Universidade Federal do Ceará; Vagno Martins da Cruz, do Fórum de Comunidades Tradicionais de Ubatuba, Angra dos Reis e Paraty; e Antonia Cariongo, da Rede Emancipa Quilombola-Maranhão. O tema "Lutas LGBTTQIA+ pela saúde" será apresentado no dia 18 de maio por Joanna Ziller, do Grupo de Estudos sobre Lesbianidades da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Amanda Palha, do Antra.


No dia 25 de maio, o assunto será "Lutas antirracistas pela saúde" e terá a condução de Rosana Batista Monteiro, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros UFSCar e do grupo de trabalho Abrasco Saúde Pop Negra, e de Anna Karla Pereira, da Frente Favela Brasil. A programação continua no dia 1º de junho com a temática "Lutas feministas pela saúde", com Debora Diniz, da UnB; Mazé Morais, da Marcha das Margaridas; e Luana Alves, da Rede Emancipa. Por fim, no dia 8 de junho, o tema que encerra a programação do curso é "Lutas das populações privadas de liberdade pela saúde", apresentado por Andreia Beatriz Silva dos Santos, da Universidade Estadual de Feira de Santana; Cristina Quirino, mãe de Denys Henrique, uma das vítimas do massacre de Paraisópolis em 2019; e Rede Emancipa DEGASE (RJ).


A transmissão dos encontros é aberta a todo público e o conteúdo também ficará disponível para acesso posterior, mas apenas os inscritos receberão certificado.


Entre os encontros do curso haverá sessões de Conversas Abertas, ofertadas aos inscritos, como espaços interativos para discussão de temas do curso e organização de iniciativas de educação popular. Essa atividade acontece entre 8 de maio e 3 de julho e os temas de cada sessão estão disponíveis no site do curso aqui.

 

Inscrições
O período de inscrições para o curso de extensão "Saúde Coletiva e Periferias" estará aberto entre 26 de março e 8 de junho. Mesmo com os encontros já em andamento, os interessados ainda poderão se inscrever para receber o certificado de 30 horas, emitido pela UFSCar. As inscrições devem ser feitas no site do curso aqui, que também reúne a programação completa e outras informações sobre a atividade. A expectativa da organização é receber cerca de 10 mil inscrições.

 

Aulão
No dia 27 de março, das 14 às 16 horas, a Rede Emancipa vai realizar seu Aulão Integrado (Aulão do Enem), com o tema "O que é o SUS?", com transmissão online. O evento é mobilizador de jovens que participam das atividades de educação popular da Rede Emancipa. Na ocasião, jovens e educadores serão convidados para o curso de extensão.


O tema do encontro será apresentado por diversos convidados: Ana Laura, coordenadora da Rede Emancipa; o youtuber Thiago Torres; Galo, do movimento dos Entregadores Antifascistas; Luana Alves, vereadora do PSOL em São Paulo; Gustavo Nunes de Oliveira, coordenador do InformaSUS-UFSCar; Victor Lage, docente da Universidade Federal da Bahia; e Nina Becker, coordenadora da Rede Emancipa-RS. Participam também Camila de Mario, professora da Universidade Cândido Mendes; Augustus Mattos, docente do Departamento de Medicina da UFSCar; e Lucas, estudante da Rede Emancipa.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários