OMS aponta quintas no sul da China como origem provável da pandemia | TVFORENSE.com 100% Digital 100% Internet

Após uma investigação de meses, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que as quintas de animais no sul da China são provavelmente a fonte da pandemia de covid-19.   As quintas, muitas na província de Yunnan, forneciam animais ao mercado de Wuhan...

corona, covid, contagioso, vacina, seringas, saúde, ar, máscara, oms, alertas, fiscalização

OMS aponta quintas no sul da China como origem provável da pandemia

Publicado por: admin
20/03/2021 16:56:05
Reprodução Internet
Reprodução Internet


Após uma investigação de meses, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que as quintas de animais no sul da China são provavelmente a fonte da pandemia de covid-19.

 

As quintas, muitas na província de Yunnan, forneciam animais ao mercado de Wuhan, onde os primeiros casos de covid-19 foram descobertos, disse à NPR Peter Daszak, especialista da equipa da OMS que viajou para o país asiático. Alguns desses animais podem ter contraído o SARS-CoV-2 a partir de morcegos.

 

Em janeiro, a equipe da OMS viajou para a China para investigar a origem da pandemia, que já infetou mais de 120 milhões de pessoas e matou 2,6 milhões em todo o mundo. Uma série de teorias da conspiração foram criadas, incluindo uma que indicava que o vírus havia sido criado num laboratório em Wuhan. Os investigadores rejeitaram essa alegação.

 

O consenso entre os cientistas apontava para uma transmissão do coronavírus dos morcegos para os humanos, provavelmente através de uma espécie intermediária, explicação sustentada pelas descobertas da OMS.

 

As quintas de animais fazem parte de um projeto que o Governo chinês tem vindo a promover há 20 anos, como forma de minimizar a pobreza nas comunidades rurais, apontou Daszak. Animais exóticos – como civetas, porcos-espinhos e pangolins – são criados nesses locais, explicou o especialista.

 

Contudo, em fevereiro de 2020, a China fechou estas quintas, provavelmente porque o Governo chinês já considerava que podiam estar na origem do vírus. O Executivo enviou instruções aos proprietários sobre como enterrar, matar e queimar os animais de uma forma que não propagasse doenças, indicou Daszak.

 

Muitas dessas quintas criam animais que podem contrair e transmitir coronavírus. A maioria localiza-se em Yunnan, onde os cientistas descobriram anteriormente um vírus de morcego 96% semelhante ao SARS-CoV-2.

 

“Acho que o SARS-CoV-2 atingiu primeiro as pessoas no sul da China. É o que parece”, sublinhou Daszak à NPR. A OMS também encontrou evidências de que essas quintas forneciam animais ao mercado de Huanan.

 

“A China fechou esse caminho por uma razão”, frisou Daszak, acrescentando que, possivelmente, terão acreditado que era a explicação mais provável para a transmissão, sendo o que a OMS também concluirá, num relatório que deverá ser divulgado nas próximas semanas.

 

Originalmente publicado por: Taísa Pagno Taísa Pagno //Planeta ZAP

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

A Carne é Fraca

Vídeos relacionados