Onde está Jack Ma? Fundador da Alibaba não é visto em público desde que se opôs ao governo chinês | TVFORENSE.com 100% Digital 100% Internet

O desaparecimento do foco mediático de Jack Ma, fundador do gigante de comércio eletrónico Alibaba Group, gerou rumores sobre o seu paradeiro atual, enquanto reguladores chineses investigavam o seu negócio.   De acordo com a CNBC, as primeiras dúvidas ...

noticias, reportagens, jornalismo, video, documentario, reportagens, artigos

Onde está Jack Ma? Fundador da Alibaba não é visto em público desde que se opôs ao governo chinês

Publicado por: admin
07/01/2021 11:00:01
O fundador do Alibaba, Jack Ma
O fundador do Alibaba, Jack Ma

O desaparecimento do foco mediático de Jack Ma, fundador do gigante de comércio eletrónico Alibaba Group, gerou rumores sobre o seu paradeiro atual, enquanto reguladores chineses investigavam o seu negócio.

 

De acordo com a CNBC, as primeiras dúvidas começaram a surgir no dia 1 de janeiro, quando Jack Ma foi substituído como jurado na final do espetáculo de talentos Africa’s Business Heroes, criado pelo próprio empresário. Além disso, Jack Ma foi excluído de um vídeo promocional e a sua fotografia removida do site do concurso.

 

Em declarações ao Financial Times, um porta-voz do Alibaba disse que “devido a um conflito de horários, o Sr. Ma não pôde fazer parte do painel final de juízes”.

 

Os problemas do empresário começaram quando os reguladores chineses suspenderam a cotação da sua empresa de fintech, Ant Group, dona do serviço de pagamento Alipay e subsidiária do Alibaba, em novembro. O IPO (Initial Public Offering) fracassado – que poderia ter sido “o maior da história” – fez com que as ações do Alibaba caíssem a pique.

 

Além disso, a Administração Estatal de Regulação do Mercado da China informou em 24 de dezembro que está a investigar o consórcio do Grupo Alibaba por suspeita de monopólio.

 

De acordo com vários relatos, Jack Ma não é visto em público desde outubro, quando defendeu numa conferência de negócios que os reguladores chineses e os bancos estatais estão a prejudicar as oportunidades de negócio.

 

O multimilionário – que era, até maio, o homem mais rico da China – também lamentou que os bancos chineses continuem a operar com uma forte mentalidade de “loja de penhores”, exigindo garantias antes de emprestar — um modelo que não alimenta o crescimento futuro, segundo Jack Ma.

 

Em vez disso, o fundador do grupo Alibaba defende o estabelecimento de um novo sistema bancário inclusivo e universal, de acordo com a agência Reuters. “O sistema financeiro atual é o legado da era industrial”, disse Ma. “Precisamos de estabelecer um novo para a próxima geração, para os jovens. Precisamos de reformar o sistema atual”.

 

O portal Vice recorda que um desaparecimento levanta muitas especlações na China – a maioria delas desagradáveis.

 

Jack Ma, que renunciou ao cargo de presidente do grupo Alibaba em 2019, tem mantido o silêncio acerca da situação na China desde então, alimentando especulações de que poderia ter tido o mesmo destino dos multimilionários chineses que desapareceram no passado, aparecendo algum tempo mais tarde sob custódia.

 

Originalmente Publicado por: Maria Campos, ZAP //

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

A Carne é Fraca