Falha de protocolo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus | TVFORENSE.com Televisão Para Dispositivos Móveis

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do paí...

corona, virús, pandemia, epidemia, contágio, mortes, china, wuhan, oms, notícias, infectologistas

Falha de protocolo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Publicado por: admin
29/02/2020 15:57:31
Simone Venezia / EPA
Simone Venezia / EPA

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país.

 

Uma denunciante do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos Estados Unidos alega que o Governo norte-americano ajudou a espalhar o novo coronavírus (Covid-19) dentro do país ao quebrar o protocolo de saúde pública estabelecido. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo jornal americano The Washington Post.

 

A confirmar-se, esta é uma acusação muito grave que pode trazer problemas à Casa Branca. A whitleblower em causa alega que foi “reatribuída de forma injusta e indevida” após denunciar que uma dúzia de trabalhadores de saúde foram enviados pelo HHS para área em quarentena nas quais pacientes com Covid-19 vindos de Wuhan estavam a ser tratados.

 

A denunciante defende que os trabalhadores não receberam a devida formação e não estavam propriamente protegidos. Isto levou a que estes trabalhadores ficassem expostos a uma possível contaminação.

Não foram tomadas as medidas apropriadas para colocar em quarentena, monitorizar ou testar [os trabalhadores]”, diz a denunciante, citada pelo Post.

Um dos advogados da whistleblower do HHS diz ainda que os trabalhadores “foram autorizados a deixar as áreas em quarentena e regressar às suas comunidades, onde podem ter espalhado o coronavírus para outras pessoas“.

Chris Hayes @chrislhayes

So here's what appears to be chain of events:

The Trump administration repatriated infected Americans over the objections of the CDC.

HHS then sent federal workers to interact with the infected population without adequate training or protection

Chris Hayes @chrislhayes
 

Then those workers went out into the public with no monitoring or testing regime in place.

And now the first US-contracted case has appeared right near one of the airforce bases where this all happened.

9.718 pessoas estão falando sobre isso
 
 

A denunciante vem a público pouco tempo depois de o primeiro caso de infeção por Covid-19 ter sido confirmado nos Estados Unidos.

 

HHS defende que não houve qualquer irregularidade no seu plano de ação. “Levamos a sério todas as denúncias de whistleblowers e estamos a fornecer ao denunciante todas as proteções apropriadas sob a Lei de Proteção ao Denunciante”, disse uma porta-voz do departamento ao The New York Times.

 

“Estamos a avaliar a reclamação e não temos mais nada a acrescentar até ao momento”, acrescentou.

Fonte: Planeta ZAP //

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

A Carne é Fraca