Plataforma consumidor.gov.br atinge a marca de 2 milhões de registros | TVFORENSE.com Para Dispositivos Móveis

Ferramenta oferece resolução de conflitos via internet.           O portal consumidor.gov.br,  plataforma que facilita o contato entre clientes que possuem alguma reclamaç&atil...

consumidor, direitos, troca, vendas, reclamação, queixas, devolução, identificação, revista

Plataforma consumidor.gov.br atinge a marca de 2 milhões de registros

Publicado por: admin
19/08/2019 09:24:16
Divulgação
Divulgação

Ferramenta oferece resolução de conflitos via internet.

 

        O portal consumidor.gov.br,  plataforma que facilita o contato entre clientes que possuem alguma reclamação e empresas que forneceram serviços ou produtos, atingiu, neste mês de agosto, a marca de 2 milhões de reclamações registradas. Desde junho de 2014, mês de lançamento do site, até dezembro de 2017, foram cerca de 1 milhão de conflitos informados, o que mostra consolidação do projeto como intermediador de conflitos. Em 2018, o índice médio de solução foi de 81%.

 

        Monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, o projeto oferece aos cidadãos a oportunidade de resolver problemas de consumo de forma consensual, transparente e rápida e, desde 2015, conta com um link de direcionamento no site do Tribunal de Justiça de São Paulo. Os dados e informações de atendimento dos consumidores compõem uma base pública que permite o monitoramento coletivo do desempenho e da conduta das empresas participantes.

 

        Para utilizar a ferramenta, o consumidor deve primeiramente verificar se a empresa contra a qual tem alguma reclamação está cadastrada no sistema e, em seguida, registrar sua insatisfação no site. A partir daí, a companhia tem 10 dias para se manifestar. Durante esse prazo, há a oportunidade de interação com o cliente antes da postagem da resposta final. Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como “Resolvida” ou “Não Resolvida” e, ainda, indicar o grau de satisfação com o atendimento. As empresas cadastradas devem acompanhar diariamente as reclamações recebidas por meio do site e respondê-las em até 10 dias.

 

Fonte: Comunicação Social TJSP 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

A Carne é Fraca